Vantagens e desvantagens do trabalho híbrido

O trabalho híbrido é uma tendência quase unânime para o futuro corporativo: 95% dos executivos acreditam que ele será permanente, de acordo com pesquisa. Como um modelo que combina trabalho remoto e presencial, ele tem agradado a maioria dos profissionais. Outro estudo mostrou que 55% dos trabalhadores americanos desejam uma mistura de trabalho doméstico e de escritório.

Equilibrar o expediente entre o escritório e a casa já é uma realidade experimentada por empresas, com a adequação à cultura e às prioridades de negócio. Algumas decidiram permitir o trabalho remoto integral para todos os colaboradores, outras demandam presença dos profissionais em horários diferentes e em grupos escalonados, e outras deixam a decisão a cargo de cada trabalhador.

Vantagens do trabalho híbrido

Maior produtividade

Durante muito tempo, profissionais em cargos de liderança viam o trabalho híbrido com suspeita, acreditando que a produtividade diminuiria drasticamente se os colaboradores pudessem escolher seu horário de trabalho. No entanto, o que se constatou na realidade foi o oposto: desde que o trabalho remoto se tornou regra, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos, de acordo com pesquisa

Em um modelo de trabalho híbrido, os colaboradores podem otimizar o uso do seu tempo. Por exemplo, podem evitar o deslocamento diário em horários de pico e assim ganhar algumas horas a mais no dia para as atividades profissionais. Além disso, a concentração nas tarefas tende a ser maior sem os ruídos e as interrupções do ambiente de trabalho tradicional. 

Tanto de noite quanto de manhã, o turno é uma escolha do profissional nesse modelo. Ele passa a ser cobrado mais pela qualidade e pontualidade entrega que pelo horário em que trabalhou para chegar lá. Com mais autonomia para trabalhar da forma que melhor lhe convém, é provável que os colaboradores fiquem mais satisfeitos, descansados e menos estressados. Assim, sua produtividade tende a crescer. 

Colaboradores felizes

Estar livre para trabalhar quando e onde quiser contribui significativamente com a satisfação dos colaboradores. Os que trabalham remotamente mostraram se sentir mais felizes do que seus colegas que estavam no escritório, de acordo com um estudo. São muitos os benefícios psicológicos para os profissionais que têm total controle sobre suas agendas e/ou simplesmente têm seu animal de estimação ao lado enquanto trabalham.

Além disso, poder se vestir casualmente, cozinhar mais e passar mais tempo com os entes queridos contribuem com o aumento de humor. Ainda assim, para muitos, trabalhar em casa pode isolar ou distrair. Só que o modelo de trabalho híbrido atenua muitas das desvantagens do trabalho remoto puro, pois garante um espaço profissional fora de casa para a colaboração e socialização entre colegas.

Custos reduzidos

No modelo de trabalho híbrido, o número de pessoas em um determinado espaço ao mesmo tempo é menor. Uma vez que a empresa sabe quantos funcionários estarão no escritório a qualquer momento, os empregadores podem planejar novos níveis de ocupação para reduzir o custo do aluguel, material de escritório e outras despesas importantes como a conta de luz.

Além disso, a empresa que adota o modelo de trabalho híbrido pode incorporar uma mistura de espaços e móveis versáteis projetados para apoiar os funcionários em diferentes tarefas. Como escrivaninhas onde as pessoas podem trabalhar com seus próprios laptops, salas com ambiente tranquilo para ler e-mails, cabines com isolamento acústico para reuniões por telefone e café com áreas para bate-papos informais da equipe.

Saúde protegida

Um modelo de trabalho híbrido ajuda a manter os colaboradores seguros ao reduzir o número de pessoas no escritório ao mesmo tempo. Com um espaço maior entre os profissionais que compartilham o escritório, fica mais fácil manter o distanciamento e o risco de contágio entre colegas diminui. Além disso, os colaboradores que preferirem e precisarem podem se deslocar fora dos horários de pico ou trabalhar em casa.

Desvantagens do trabalho híbrido

Risco de esgotamento mental

Se não for controlada, o modelo de trabalho híbrido pode gerar uma carga excessiva de tarefas. Assim, os profissionais em home office podem trabalhar mais horas e fazer pausas mais curtas do que seus colegas no escritório. Eles têm receio de que seus colegas de trabalho percebam que eles estão relaxando, então tendem a compensar ficando até tarde ou se disponibilizando fora do horário de trabalho tradicional.

Quando um colaborador reserva um tempo para si mesmo à tarde - para se exercitar ou brincar com os filhos, por exemplo - isso pode desencadear sentimentos de culpa, o que pode levar a mais trabalho, mais estresse e, por fim, esgotamento. Cabe aos líderes cultivarem com cuidado uma cultura de trabalho que não enfatize o simples fato de estar conectado ao Slack, mas sim a concentração no trabalho em si.

Maior dependência tecnológica

Reorganizar as instalações físicas para adaptar a empresa a um modelo de trabalho híbrido é um desafio enorme e complexo, pois deve garantir que ela opere de maneira independente de localização. Alguns sistemas de compartilhamento e armazenamento de arquivos em nuvem permitem o trabalho remoto e que um escritório híbrido execute o trabalho em qualquer lugar do planeta. Experimente o Google Workspace e o Microsoft 365.

Isso significa que todos precisam de hardware e recursos adequados - incluindo laptops e telefones, por exemplo - para fazer seu trabalho, independentemente da distância do escritório. O departamento de TI de um escritório híbrido precisa ser capaz de gerenciar uma bagunça de diferentes dispositivos pessoais conectados a partir de locais imprevisíveis, não apenas para garantir condições equitativas para todos os funcionários, mas também para manter os dados da empresa protegidos.

Necessidade de adequação de espaço

Para completar a transição para o modelo de trabalho híbrido, a liderança deve investir na remodelação do espaço de escritório existente para que ele seja híbrido também e atenda às necessidades dos colaboradores. Isso significa, idealmente, fornecer uma variedade de áreas diferentes para que eles façam seu melhor trabalho, como áreas comuns para sessões de descanso e salas de reuniões adaptáveis para mesas de trabalho.

Um escritório híbrido requer a extensão das suas funcionalidades, como a inclusão de tomadas de energia perto dos assentos, estrutura de videoconferência para conectar-se perfeitamente com colegas remotos e uma excelente conexão Wi-Fi em qualquer local onde alguém precise trabalhar. Para empresas sediadas em edifícios mais antigos, esse tipo de reforma pode representar um desafio significativo.

Conexões sociais mais frágeis 

No modelo de trabalho híbrido é mais difícil formar ou manter relacionamentos com os colegas. Se você não está compartilhando o mesmo espaço físico com eles, não tem como simplesmente ir até as suas mesas para um bate-papo casual ou para mostrar aquele vídeo engraçado que você acabou de assistir no YouTube.

Essa lacuna na experiência do colaborador fica mais evidente quando alguns membros da equipe continuam a trabalhar no escritório e criam grupos que não envolvem os que estão remotos e fazem com que eles se sintam excluídos, menos favorecidos e solitários. 

Um bom gestor pode aliviar esse clima com a adaptação das atividades de formação de equipes para garantir que sejam inclusivas para todos os colaboradores, e com a organização de eventos sociais regulares acessíveis a todos.

Recrutamento e seleção de profissionais em níveis sênior e pleno.

Centro Empresarial Torres de Lisboa
Rua Tomas da Fonseca, Torre G
1600-209, Lisboa

Receba nossa newsletter