Há 14 competências definitivas que podem ser aplicadas em diferentes posições e níveis de carreira, de acordo com a Library Leadership and Management Association (LLAMA). Este conjunto padronizado de conceitos e definições apóia o desenvolvimento de liderança e a gestão, pois fornece:
- Termos e definições compartilhados que podem ser usados para o desenvolvimento de liderança;
- Um mapa para o desenvolvimento profissional;
- Critérios de avaliação para crescimento profissional;
- Uma referência base de conhecimentos, habilidades e comportamentos que podem ser obtidos ao longo da carreira de um indivíduo;
- Uma estrutura para treinamento de pessoal;
- Princípios orientadores para defender a importância da liderança.
Habilidades de comunicação
Os líderes devem utilizar uma ampla gama de métodos de comunicação verbal, não verbal e escrita bem desenvolvidos para interagir com os colaboradores e stakeholders, transmitir informações de forma clara e eficiente e usar a escuta ativa para obter entendimento mútuo consistente.
Mudar a gestão
Os líderes devem propiciar um ambiente de trabalho aberto à inovação e colaboração, garantir comunicação bidirecional contínua, flexibilidade e vontade de aprender com os erros cometidos, além de fornecer treinamento necessário para que a mudança aconteça.
Formação de equipes
Os líderes unem um grupo de indivíduos por meio de uma visão compartilhada e usam fortes habilidades de comunicação para incentivar a dedicação, a responsabilidade mútua, o investimento no objetivo e propósito da equipe e o apoio para o sucesso da equipe e de seus membros.
Colaboração e parcerias
Os líderes trabalham e incentivam colaboradores a trabalhar em cooperação com seus colegas, bem como com profissionais de outras organizações, para atingir um objetivo comum. Os líderes procuram oportunidades de trabalhar com outras pessoas de uma forma mutuamente benéfica, envolvem stakeholders e constróem relacionamentos.
Inteligência emocional
Líderes são eficazes em compreender e melhorar a maneira como percebem e gerenciam suas próprias emoções e as de outras pessoas, ao aplicar conceitos como autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais para as interações interpessoais.
Solução de problemas
Os líderes resolvem problemas ao tomar medidas proativas para evitar conflitos e resolver problemas quando eles surgem, e orientam os colaboradores a encontrar as informações apropriadas que lhes permitem gerar e avaliar um conjunto diversificado de soluções alternativas – para evitar que os problemas aumentem e para encorajar que colaboradores façam o mesmo.
Tomada de decisão baseada em evidências
Os líderes fazem uso de pesquisas derivadas de estudos e análises ou outras atividades que fornecem informações objetivas sobre questões preocupantes, a fim de ajudar a determinar se uma política ou programa específico funcionará em sua organização e para demonstrar sua eficácia.
Resolução de conflitos
Os líderes apóiam as diferenças de opinião e ajudam os indivíduos a resolver conflitos de maneira construtiva quando eles ameaçam se tornar contraproducentes para a missão e os objetivos estratégicos da organização, além de incentivar a comunicação, a colaboração e o compromisso.
Criação e apresentação de orçamento
Os líderes criam orçamentos que consideram necessários para a área ou para a organização como um todo, incorporam a contribuição dos membros da equipe e refletem a missão e as prioridades institucionais. Em seguida, podem comunicar o valor dos serviços da empresa às partes interessadas com apresentação de dados qualitativos e quantitativos para defender o orçamento proposto.
Visão de futuro
Os líderes mantêm uma compreensão das tendências e desenvolvimentos importantes no cenário e usam essa compreensão para posicionar sua empresa para aproveitar as oportunidades que surgem, além de levá-la adiante como vanguarda no seu setor.
Pensamento crítico
Os líderes aplicam o pensamento crítico – o que implica um alto nível de compreensão, a capacidade de quebrar um problema em partes constituintes e as habilidades para analisar e avaliar os desafios e problemas da empresa de forma eficaz para identificar e implementar soluções.
Ética
Os líderes usam a ética no processo de decidir o que deve ser feito, refletem sobre os motivos de um plano de ação proposto e levam em consideração o processo de tomada de decisão da organização, seu sistema de produção e manutenção e sua cultura e valores, com o objetivo de garantir os recursos para que as pessoas possam tomar melhores decisões.
Gestão de Projetos
Os líderes tomam medidas deliberadas para executar, monitorar, analisar e relatar o progresso de um grupo de trabalho encarregado da criação de um produto, serviço ou resultado específico, a fim de entregar os resultados dentro do prazo/orçamento, aprendizado e integração que o projeto e seus stakeholders exigem.
Marketing e advocacia
Um líder cria atividades e metas-chave da organização de forma colaborativa e busca fortemente oportunidades de comunicar as metas a todos os colaboradores.
Desafios
Embora haja muito conteúdo sobre competências em gestão profissional e liderança, falta uma maneira organizada e padronizada de traduzi-las. A liderança deve considerar o contexto da empresa antes de incluir as competências como objetivo do desenvolvimento profissional de colaboradores.
Essas competências profissionais não são a mesma coisa que as Soft Skills. Elas compreendem os conhecimentos, habilidades e habilidades que são ensináveis, mensuráveis e objetivos, e que definem e contribuem para o desempenho do setor de atuação da empresa.