Guia de Liderança

O que é liderança?

Popularidade, poder e sabedoria em planejamentos de longo prazo são algumas das principais características associadas à liderança no senso comum. Mas nenhuma delas é a essência da experiência. A liderança conta com mobilização de pessoas para a realização de atividades, é uma conquista humana e social baseada na legitimidade perante os colegas de trabalho e na relação das metas individuais com o objetivo da equipe.

Líderes devem saber que pessoas são complexas e diferentes. Elas não funcionam apenas na base da tradicional teoria do castigo e da cenoura, mas também da ambição, do patriotismo, do amor ao bom e ao belo, do tédio, da insegurança e de outros desejos e emoções. Líderes também estão cientes de que tudo isso não some no ambiente de trabalho, pelo contrário, as emoções podem se intensificar ou atenuar. 

A liderança efetiva é aquela que entende as motivações das pessoas e organiza a participação dos colaboradores para equilibrar necessidades e interesses individuais com o propósito do grupo. Ou seja, a liderança democrática dá aos profissionais as oportunidades de aprender e crescer, mas sem criar anarquia. E um líder consegue fazer isso dia após dia, ano após ano, e em uma diversidade de circunstâncias. 

Os objetivos da liderança

Desenvolver a responsabilidade pessoal e a autodisciplina

Qu deseja se tornar um líder melhor precisa compreender totalmente a ter liderança de si mesmo. A fim de ensinar os outros a assumirem responsabilidades e liderança em seu próprio trabalho e vida, uma liderança efetiva sempre se esforça para demonstrar e desenvolver essas qualidades.

Isso significa aceitar a sua total responsabilidade pela vida como ela é, incluindo suas decisões, ações, comportamentos e resultados, sejam eles positivos ou negativos. Significa ver seus erros e sucessos com igual apreciação pelas lições que eles imprimem.

A liderança efetiva também pratica e desenvolve autodisciplina para que suas decisões e ações sejam realizadas de maneira imparcial e controlada, e que esteja sempre totalmente ciente e preparado para as repercussões dessas ações e decisões.

Aprender a fracassar 

Se esforçar pela perfeição mesmo entendendo que ela é uma ilusão que não pode ser alcançada faz parte do desenvolvimento de uma liderança. A melhor das expectativas é falhar pelo menos com a mesma frequência com que se é bem-sucedido.

Tentar encobrir ou esconder seus erros e fracassos, ceder à raiva ou culpar os outros por suas perdas não apenas faz profissionais em cargos de liderança parecerem tolos, mas também os priva da oportunidade de aprender com suas derrotas e se desenvolver como líderes.

A liderança efetiva não tem medo ou vergonha de falhar. Ao invés disso, examina completamente suas derrotas em busca de oportunidades de aprendizagem e faz ajustes e melhorias para o futuro. Um líder se recusa a deixar o valor de seus erros passar em branco.

Praticar a escuta atenta e ativa

E se tratássemos cada pessoa que encontramos como se soubesse algo valioso que não conhecemos? Ao fazer isso, a abordagem independe da posição ou título do interlocutor e é movida pela curiosidade de um iniciante, assim se trata os outros de um modo naturalmente respeitoso.

Quando um profissional em posição de líderança pratica a escuta ativa, não apenas estimula o respeito por aqueles que está liderando, mas também ganha com a sabedoria inerente de cada pessoa.

Desenvolver múltiplas habilidades

Uma chave importante para a liderança em qualquer setor é o desenvolvimento de várias áreas de competência. Isso significa dominar diferentes áreas que, à primeira vista, podem não ter uma conexão óbvia. 

Mas em última instância elas fornecem uma "caixa de ferramentas" robusta e variada de habilidades e conhecimentos para escolher quando o profissional é confrontado com situações difíceis ou desafiadoras. 

Mesmo o mais ambicioso dos objetivos requer habilidades e conhecimento para realizações no mundo real. Ser bem versado em sua área de atuação e habilidades também significa maior capacidade de se relacionar, compreender e, portanto, liderar um grupo maior de pessoas.

Construir resiliência

Este vai de mãos dadas com o objetivo anterior. A liderança efetiva é aquela que cria resiliência em face das adversidades e sempre se esforça para aumentar e diversificar seu conhecimento e competência.

Resiliência é aquele conjunto de qualidades e traços de caráter que nos faz permanecer flexíveis em tempos de mudança e dobrar em vez de quebrar quando enfrentamos tensões e desafios, para suportar e superar as dificuldades e fracassos inevitáveis da vida.

A resiliência também estabelece uma base sólida para que o profissional seja capaz de administrar o dinheiro sem sucumbir à tentação e sem comportar-se com imprudência. Essa habilidade permitirá que se enfrente tempestades financeiras com maior tranquilidade e independência.

Identificar e promover a liderança de outros colaboradores

Seguidores são importantes. Pessoas que tomam a direção e executam operações minuciosas de processos complicados sao aquelas que fazem o mundo girar. O papel do líder, por outro lado, é principalmente o de mentor, de delegar e dirigir os outros. A liderança efetiva entende que é de vital importância tornar-se sustentável ao criar novos líderes que possam eventualmente assumir a sua função.

Os verdadeiros líderes da indústria e dos negócios sabem que precisam se cercar de pessoas competentes para ter sucesso. Para isso procurarão ativamente e promoverão qualidades de liderança em outras pessoas.

Ou seja, um bom líder não está preocupados em manter a alta posição ou preservar o ego, pois entende que encorajar os outros a melhorar e se tornarem líderes, em última instância, significa alcançar seus objetivos mais rapidamente. Isso não só os beneficia, como também a toda a organização/negócio/sociedade.

Ter uma visão geral

Um grande líder sempre se esforça para pensar com uma perspectiva mais ampla, uma imagem maior, e mantém uma visão panorâmica dos eventos e acontecimentos do dia-a-dia para não perder de vista o objetivo maior.

Vale a pena fazer isso, independentemente de sua posição na vida. Ver os problemas à distância é cientificamente comprovado como um método eficaz de resolução de problemas.

A liderança efetiva se esforça para manter um senso de clareza o tempo todo, exercita ver através da névoa do temporário e em constante mudança, e mantém sua equipe firme no caminho para frente. Assim, um bim líder não se deixa levar pelo pânico ou drama dos desafios, erros ou obstáculos atuais e é capaz de lidar com o inesperado com eficácia e calma, sem sair do caminho.

Como saber se os objetivos foram alcançados

Há diferentes tipos de liderança, mas todos os líderes têm horizontes em comum. Para saber se esses objetivos foram alcançados, é importante quantificá-los e qualificá-los no espaço e no tempo. Além disso, é importante considerar o contexto de trabalho e identificar medidas de referência e ferramentas e modos de medir. 

Para estabelecer esses parâmetros, a metodologia das Metas SMART é ideal. Elas devem ser específicas (simples), mensuráveis (motivador), alcançáveis (acordadas e atingíveis), relevantes (razoáveis, realistas, com recursos e baseadas em resultados) e limitadas no tempo.

Os benefícios de uma gestão bem feita

Os principais benefícios de uma liderança efetiva são o crescimento da produtividade dos colaboradores, o aumento da resiliência do profissional, a melhora da inteligência emocional, o aumento da confiança da equipe e a melhora nas habilidades de escuta e comunicação.

As 5 responsabilidades da liderança

Motivação no trabalho 

O processo de recrutamento e seleção e a retenção de talentos é uma grande parte do quebra-cabeça da motivação dos colaboradores. Motivar uma equipe é um desafio contínuo e uma prioridade vital para qualquer profissional que deseja desenvolver a liderança. 

O líder precisa definir metas claras e mensuráveis, oferecer tempo suficiente de presença e feedback regular, promover flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ser justo e proporcionar um ambiente de trabalho que orgulhe os colaboradores. 

Comunicação interna

Não é por acaso que a comunicação assertiva é uma das qualidades comportamentais mais valorizadas para os cargos de liderança. Sem a troca eficiente de informações essenciais entre os membros de qualquer equipe, o trabalho não acontece. 

Para isso são importantes o alinhamento objetivo da estratégia com a equipe, a honestidade e a transparência contínua. A percepção sobre o clima do ambiente de trabalho, o conhecimento profundo sobre o negócio e o amplo repertório de habilidades de comunicação contribuem também. 

Trabalho em equipe

Ser um bom líder significa saber quais membros de sua equipe são os mais adequados para assumir um projeto ou atividade e capacitá-los para isso. Delegar tarefas a outros membros da equipe é uma oportunidade para deixá-los mostrar suas habilidades enquanto aprendem novas. Isso os faz sentir mais comprometidos com o trabalho. Promover uma comunicação aberta e honesta, crie metas colaborativas, comemorar em conjunto as conquistas da equipe e dar autonomia aos colaboradores para que eles resolvam a maior parte dos problemas são meios de se fortalecer o trabalho em equipe.

Gestão por competências

As competências também são conhecidas como habilidades ou comportamentos e representam o "como deve ser realizado", em vez de "qual é o objetivo" de uma meta. Ter competências claramente definidas permite que os colaboradores saibam exatamente o que se espera deles e como devem realizar suas tarefas. 

Exemplos de competências são integridade, foco no cliente, segurança habilidade técnica, entre outras. A definição de gestão de competências também abrange as qualidades essenciais da própria organização.

Cada empresa deve desenvolver uma estrutura de competências, um conjunto de quatro a seis competências essenciais. Isso serve para fortalecer e ilustrar a cultura da empresa, ao mesmo tempo em que destaca as suas diferenças em relação aos concorrentes.

Treinamento e desenvolvimento

A liderança efetiva não é aquela que se limita a ajudar os membros de sua equipe a cumprir as suas responsabilidades atuais. Liderar é também ajudar a identificar espaço para avanços, para que os colaboradores possam desenvolver suas habilidades - e assim progredir em suas carreiras. Apoie sua equipe, e forneça aos seus membros os recursos que precisam para se destacar e alcançar o próximo nível.

Recrutamento e seleção de profissionais em níveis sênior e pleno.

Centro Empresarial Torres de Lisboa
Rua Tomas da Fonseca, Torre G
1600-209, Lisboa

Receba nossa newsletter