1. Procure recrutadores no LinkedIn
Adicionar recrutadores à sua rede exige apenas um pouco de esforço de sua parte. Você pode encontrar membros digitando a palavra "recrutador" ou "headhunter" (no singular, não no plural) na caixa de pesquisa e, em seguida, digite sua localização atual (ou desejada) no mesmo campo.
Você também pode pesquisar pelo nome do empregador e nível de conexão (1º, 2º ou 3º grau). Clique em “Todos os filtros” no lado direito da barra “Filtros de pessoas” para ver todas as opções de pesquisa. Para encontrar pessoas com quem você compartilha uma faculdade, digite o nome da escola na caixa de pesquisa ou clique no nome da universidade em seu perfil.
Se você souber o nome do recrutador, basta digitá-lo na barra de pesquisa e o LinkedIn mostrará o link do perfil da pessoa. Quando você sabe o nome da pessoa, não precisa estar conectado em nenhum nível para ver o perfil do LinkedIn. Se você estiver no(s) mesmo(s) grupo(s) do LinkedIn, poderá aproveitar isso para enviar um convite.
Ou você pode usar o InMail ou uma conexão comum para fazer uma introdução. É importante falar um pouco sobre você para que seu convite não pareça muito genérico. Para uma mensagem de convite do LinkedIn para um recrutador, pode dizer algo como:
Olá [primeiro nome], estou atualmente em busca de emprego e me conectando com outras pessoas para construir minha rede profissional. Você parece ser um recrutador que pode estar interessado em meu histórico para funções atuais ou futuras que procura preencher. Sinta-se à vontade para solicitar meu currículo assim que nos conectarmos no LinkedIn.
Atenciosamente,
Seu nome.
Se o recrutador não entrar em contato com uma mensagem do LinkedIn ou um e-mail APÓS a sua conexão, você pode enviar uma mensagem de acompanhamento:
Obrigado por se conectar comigo no LinkedIn. Conforme mencionado, ficarei feliz em fornecer um currículo para futuras oportunidades. Estou procurando principalmente papéis como x, y e z. Atualmente estou no nível de (gerente, diretor, etc.), mas estou aberto a todos os níveis de responsabilidade ou colaborador único.
Obrigado novamente,
Seu nome.
Você também pode aumentar sua rede aproveitando a ferramenta "Pessoas que talvez você conheça" do LinkedIn na seção “Minha rede” – algumas dessas pessoas sugeridas a você são conexões de 2º grau que você provavelmente conhece. Alguns você não conhecerá, mas serão boas pessoas para se relacionar. Entre em contato com um convite personalizado para se conectar.
2. Torne-se mais visível no LinkedIn.
O LinkedIn oferece maneiras cada vez melhores de aumentar sua visibilidade, mas tome cuidado. Evite ser rude ou desagradável e escolha seus tópicos com atenção.
Participe de grupos do LinkedIn relevantes para sua profissão, empregador e área de atuação. Compartilhe e faça comentários profissionais nas “conversas” do grupo. Publique atualizações em sua página inicial do LinkedIn, como notícias do setor e outras informações relevantes e importantes para profissionais como você.
Se você gosta de escrever e sabe escrever bem, publique artigos no LinkedIn. Como de costume, a melhor ideia é ficar dentro do assunto para você e sua profissão. Quando um artigo for publicado, compartilhe-o em suas atualizações, no Twitter e no Facebook, e em outras mídias sociais.
3. Use palavras-chave para se descrever e demonstrar credibilidade em todo o seu perfil
Ainda é um bom conselho usar palavras-chave em suas descrições de trabalho – pelo menos algumas frases além do seu título. Só porque você lista o desenvolvedor de software, não significa que um recrutador conheça o tipo de programa em que você trabalhou ou quais ferramentas você usou.
Observações:
Além das descrições de cargos, é muito fácil compartilhar seu conjunto de habilidades no LinkedIn usando a seção de habilidades, que inclui endossos de outros membros, espero. Elas não são tão substanciais quanto as recomendações, mas à medida que você coleta recomendações para suas principais habilidades, você cria credibilidade e fica mais visível nas pesquisas do LinkedIn Recruiter.
Sinta-se à vontade para endossar outras pessoas, pois elas serão notificadas e provavelmente endossam você em troca. Contanto que você seja preciso na escolha de habilidades nas quais eles se destacam, não vejo razão para não “negociar endossos”.
Recomendações:
As recomendações agora estão listadas em cada cargo que você ocupou. Mais uma razão para pedir recomendações (apenas algumas por trabalho servirão) para validar o trabalho que você fez. No passado, alguns leitores do seu perfil podem ter perdido as recomendações na parte inferior, mas agora elas são muito perceptíveis.
Voluntariado/Causas:
Outro recurso interessante no LinkedIn é a Seção de Experiência do Voluntário. Isso pode ser aproveitado para compartilhar suas atividades não relacionadas ao trabalho que complementam sua personalidade. Para alguns gerentes de contratação ou recrutadores, pode ser um quebra-gelo para iniciar uma conversa com você (eles podem até ter experiências semelhantes).
4. Forneça informações de contato
Os detalhes para entrar em contato com você estão na parte superior do seu perfil em "Ver informações de contato" no "Cartão de apresentação" do seu perfil, que é a seção superior do seu perfil. Você pode incluir e-mail, telefone, endereço, sites e Twitter. NÃO deixe seu endereço residencial ou data de nascimento visível!
Dependendo das configurações do seu perfil e do uso do InMail, nem todos poderão ver seu endereço de e-mail. Portanto, os recrutadores podem não ver seu endereço de e-mail para contatá-lo diretamente (fora do LinkedIn), a menos que você coloque essas informações no Resumo do seu perfil. Esta é uma decisão pessoal, pois você pode receber muitos e-mails de recrutadores, dependendo de suas habilidades e experiência.
A propósito, se você não quiser que os recrutadores entrem em contato com você sobre funções de contratado (ou funções permanentes), sinta-se à vontade para informar isso. Eles tendem a ouvir. Se você só quer assumir projetos paralelos, compartilhe isso também.
Além disso, recomendo que você use seu e-mail pessoal como o link em sua conta/e-mail do LinkedIn. Você pode se surpreender ao saber quantos candidatos a emprego eu vi usando o e-mail de trabalho. Normalmente não é uma boa ideia.
5. Esteja aberto a conexões
O LinkedIn evoluiu para ser um ótimo lugar para fazer contatos, não apenas arquivar os que você já possui. Os empregadores sabem que funcionários inteligentes estão sempre construindo suas redes (caramba, seu chefe provavelmente também está).
Dentro do LinkedIn, sua visibilidade nos resultados de pesquisa do LinkedIn People depende do número de conexões que você possui, pois os resultados da pesquisa incluem apenas pessoas em sua rede (conexões de 1º, 2º e 3º grau). Portanto, quanto mais conexões você tiver dentro do LinkedIn, maior será sua visibilidade no LinkedIn.
Em seu perfil, o LinkedIn agora tem uma seção próxima ao topo chamada “Artigos e atividades”, que inclui tudo o que você compartilhou com o mundo do LinkedIn. Enquanto o LinkedIn torna automaticamente qualquer coisa que você publica visível para suas conexões de 1º grau, qualquer pessoa pode “seguir” você simplesmente clicando nesse botão em seu perfil.
Se você não quiser permitir que ninguém que não seja uma conexão de 1º grau o siga, você pode optar por não participar nas configurações e controles de privacidade do seu perfil.