Mesmo os candidatos com mais experiência em processos seletivos sentem ansiedade na véspera de uma entrevista de emprego. Quais perguntas serão feitas pelo recrutador? Algumas costumam se repetir com frequência e por isso as respostas costumam ser treinadas pelos profissionais com antecedência. Uma delas é “onde você se vê daqui 5 anos?”
Apesar de muitos candidatos terem um discurso convincente na ponta da língua, pouquíssimos não ficam nervosos na hora de responder o recrutador. Até mesmo executivos se sentem ansiosos: de acordo com pesquisa, 76% se deixam afetar por esse sentimento durante as entrevistas. A verdade é que quase ninguém tem uma noção realmente específica e objetiva sobre onde estará daqui a 5 anos.
As perguntas e respostas são o meio pelo qual os recrutadores entendem o nível de alinhamento do profissional com a empresa e o trabalho. Isso é analisado não só pela sua trajetória até agora, mas também pelos seus planos para o futuro. A probabilidade de permanência e crescimento no cargo e a motivação manifestada pelo comportamento e pelas experiências do candidato são alguns dos principais critérios observados.
Portanto, não se preocupe tanto em mascarar seus defeitos: mais importante que decorar a resposta perfeita é saber se diferenciar com autenticidade e sinceridade. E, claro, mostre que essa oportunidade é uma próxima etapa coerente com a sua experiência e seus próximos passos.
Incerteza sobre o futuro não é demérito, a honestidade é uma qualidade
Entre as principais dicas para aplicar em uma entrevista online está a adoção da sinceridade para comunicar sua incerteza e a assertividade para mostrar que a oportunidade tem tudo a ver com você. É possível usar uma estrutura de argumentação simples: “para ser honesto, não tenho 100% de certeza do que os próximos 5 a 10 anos da minha carreira reservam.
Mas tenho duas certezas. A primeira é que o trabalho do meu dia a dia envolverá [inserir tipo de atividade / responsabilidades / habilidades / tarefas que se relacionam diretamente com essa posição]. A segunda é que provavelmente será no [inserir tipo de setor / mercado / tipo de organização que se vincula diretamente à que está entrevistando você]”.
Adaptação e personalização da resposta de acordo com a oportunidade
Por exemplo, se você se candidatar a um cargo de gerente de e-commerce em uma empresa de consultoria, uma boa resposta seria parecida com a seguinte: “para ser honesto, não tenho 100% de certeza do que os próximos 5 a 10 anos da minha carreira reservam. Mas tenho duas certezas.
A primeira é que o trabalho do meu dia a dia envolverá criar estratégias de vendas e muita interação com as pessoas. Estou confiante de que minhas habilidades criativas, persuasivas e de liderança serão um diferencial para esse tipo de trabalho.
A segunda certeza é que continuarei a atuar com consultoria e gestão, já que esta é uma área que me interessa muito pelos desafios que proporciona e na qual quero continuar a trabalhar”.
Essa resposta provavelmente mostrará ao recrutador que essa função faz sentido para você e que a organização e a causa para a qual você está trabalhando é algo em que deseja continuar a construir uma carreira.
Objetividade com autenticidade: filtre as informações relevantes
Ainda que no fundo haja o desejo de desenvolver um negócio próprio ou mudar para outro tipo de trabalho, não mencione isso na hora de responder às perguntas de uma entrevista de emprego. Essas informações prejudicam o seu desempenho no processo seletivo, pois sinalizam para o recrutador uma possibilidade de experiência breve na empresa.
Mantenha a autenticidade da sua resposta, mas seja objetivo e escolha as informações que vão te beneficiar. Contar uma longa história pode parecer falso e extravagante em relação à oportunidade. Se o trabalho realmente fizer sentido para você e for coerente com a história da carreira e o horizonte onde você quer chegar, será fácil argumentar com esse discurso.