Como engajar e motivar uma equipe

Lideranças executivas estão constantemente lidando com dois grandes desafios em relação ao seu quadro de colaboradores: atrair os melhores talentos e retê-los. Todo mundo quer uma equipe capacitada e bem preparada. Não importa o quão especializado seja o cargo para o qual se está contratando, o comprometimento do profissional com o trabalho está no topo da lista de características valorizadas. 

No entanto, a motivação da equipe ainda é um desafio: apenas 39% dos colaboradores entrevistados por uma pesquisa em diversos países afirmaram estar “muito satisfeitos” com as empresas nas quais trabalham. No Brasil, esse número é ainda menor. Só 5,1% dos profissionais declararam estar no maior nível de satisfação. 

O engajamento dos colaboradores ajuda a mensurar e gerenciar suas perspectivas sobre os eixos centrais da cultura da empresa. Ou seja, com indicadores sobre engajamento é possível descobrir se os colaboradores estão ativamente envolvidos com o trabalho ou se estão simplesmente dedicando parte do seu tempo. 

Além disso, é possível entender se a formação da equipe e as práticas de recursos humanos têm influência significativa sobre os resultados de negócio ou se há necessidade de fazer mudanças. Com uma abordagem assertiva, esse diagnóstico permite o aprendizado sobre o que fazer para fortalecer a conexão dos colaboradores com seu trabalho e com a cultura da empresa.

Importância do engajamento e da motivação da equipe

Colaboradores tomam decisões e agem todos os dias afetando sua equipe e a empresa como um todo. De fato, a maneira como sua empresa trata os colaboradores e como eles se relacionam pode afetar positivamente seus objetivos - e/ou pode colocar a realização dos objetivos da organização em risco.

Colaboradores engajados produzem melhores resultados de negócios em qualquer setor de mercado, tamanho de empresa e nacionalidade, tanto em contextos econômicos favoráveis quanto em tempos desfavoráveis. As organizações com um alto nível de engajamento dos colaboradores relatam uma produtividade 22% maior, de acordo com uma pesquisa

Além disso, alcançar um alto nível de engajamento dos colaboradores beneficia tanto os seus próprios colegas de trabalho quanto os clientes da empresa. Resultados do mesmo levantamento mostraram que empresas com equipes fortemente engajadas têm o dobro da taxa de sucesso de negócio em relação às menos engajadas. 

Outros efeitos positivos percebidos em empresas com maiores índices de engajamento são as menores taxas de ausência e de rotatividade de colaboradores. Aquelas empresas que descobriram como engajar uma equipe também melhoraram a qualidade do trabalho e da saúde de seus colaboradores. São 48% menos incidentes de segurança, 41% menos incidentes de segurança do paciente e 41% menos incidentes no controle de qualidade.

Mas garantir a motivação e o trabalho em equipe de forma contínua é um desafio. Afinal, passar uma mensagem de motivação para a equipe não é suficiente. É preciso estudar como toda a estrutura da empresa estimula ou inibe o engajamento de equipe e a motivação no trabalho.

Para incentivar os colaboradores a darem o seu melhor, empresas e organizações precisam ser proativas, criar oportunidades para que os profissionais se destaquem e recompensá-los quando o fizerem. Afinal, como motivar uma equipe? 

1. Ofereça bônus e prêmios para recompensar comportamentos desejados

Como uma das habilidades comportamentais mais valorizadas em processos seletivos no século XXI, a criatividade não precisa vir apenas por meio de novas contratações. Ela pode ser desenvolvida junto a outras soft skills como um programa de capacitação e treinamento da empresa, e também por meio da oferta de recompensas. 

Todo mundo adora receber um bônus ou um prêmio, e eles podem ser disponibilizados de várias formas. Uma delas é abrir espaço para que os colaboradores sugiram uma ideia que contribua com determinado objetivo do negócio, submeter as propostas à votação de toda a equipe e se comprometer a implementar a vencedora. 

Como recompensa para o autor da ideia mais criativa, a empresa pode oferecer uma pequena quantia em dinheiro, uma folga extra ou o reconhecimento individual em público. Para implementar esse programa na empresa é possível estimular uma competição saudável por meio do rastreamento de quantas "recompensas de ideias" foram concedidas a um único colaborador dentro de um determinado período de tempo.

2. Flexibilize a rotina de trabalho

Nem todo mundo se sente engajado para trabalhar das nove da manhã às cinco da tarde. A liderança pode gerar motivação com a substituição da jornada de trabalho tradicional por uma agenda de tarefas a serem realizadas dentro de um prazo e qualidade definidos e, em seguida, deixar que os colaboradores descubram a melhor forma de realizá-las. 

Promover um ambiente de trabalho agradável também é responsabilidade da liderança para a motivação de equipes. Uma dica é fornecer benchmarks. Assim, ao invés dos colaboradores terem que estar no escritório das 7h às 17h independentemente do que for feito, eles saberão que se trabalharem duro e mais rápido, poderão ir para casa mais cedo e serão igualmente pagos.

Profissionais tendem a atuar melhor quando têm sensação de realização, e as listas diárias de tarefas pendentes também podem ajudar a aumentar sua eficiência e moral. A Global Talent HQ compartilhou algumas ferramentas digitais extremamente úteis para otimizar o fluxo de atividades diárias no trabalho remoto. 

3. Estimule relações para além do escritório

Você já trabalhou em um escritório que funcionava no mesmo prédio de uma academia que oferecia aulas de ioga gratuitas? Poder fazer exercícios físicos ou relaxar a mente no mesmo local (ou muito perto) do seu escritório não só facilita o cotidiano como associa o prazer ao trabalho. As atividades extracurriculares quebram a monotonia e criam algumas oportunidades realmente únicas de trabalho em equipe.

Muitas empresas agora oferecem ioga e meditação no próprio escritório, mas é possível (e interessante) ir além disso. Por exemplo, por que não tentar ensinar aos colaboradores alguns passos de dança divertidos? Assim se une o útil ao agradável em uma atividade que é artística, física e social ao mesmo tempo. 

Vale fazer um levantamento sobre os interesses da equipe e encontrar pontos em comum. Se é um time que gosta de manter a forma e dançar, vale contratar uma instrutora de dança do seu artista ou ritmo favorito. Além de unir a equipe, incorpora valores da empresa, como sempre manter a diversão e faz com que clientes em potencial possam conhecer na prática a cultura da empresa.

4. Ofereça folgas remuneradas

O tempo livre pessoal ou folgas remuneradas é uma medida considerada ousada e não por acaso oferecida por apenas 1% das empresas dos Estados Unidos, de acordo com levantamento. Mas as que estão incluídas nessa pequena taxa são reconhecidas por sua inovação: Netflix, Groupon e SurveyMonkey são algumas delas. 

A liderança e motivação nas organizações passa pelo estabelecimento de relações de confiança e pela composição de equipes com colaboradores autônomos e responsáveis. Assim é possível inspirar os profissionais da empresa a experimentarem novas formas de uso de suas folgas remuneradas. 

Não é por acaso que as políticas de férias ilimitadas estão ganhando força em alguns setores: essa abordagem incentiva a liberdade criativa. Outra opção exclusiva é oferecer folgas remuneradas especificamente para serviço voluntário. Incentive a equipe a escolher um projeto e trabalhar junta para servir às pessoas, como organizar comida para um banco de alimentos. Isso demonstra o compromisso da empresa com a comunidade.

Ao invés de especificar regras rígidas e intervir recorrentemente, ofereça uma combinação de flexibilidade e responsabilidade. Isso exige clareza sobre quais responsabilidades e expectativas a empresa tem em relação aos colaboradores. Contanto que todos os membros da equipe saibam pelo que são responsáveis, podem ser encorajados a tirar um tempo fora do escritório.

5. Ofereça um plano de opção de compra de ações para colaboradores-chave

Oferecer ações a colaboradores com desempenho excepcional não é um conceito novo, mas muitos CEOs descobriram a sua própria maneira de fazer isso e oferecem ações que aumentam com base na avaliação da empresa.

Isso é feito com a reestruturação dos contratos desses colaboradores para que eles tenham mais patrimônio adquirido quando a empresa for avaliada mais alto, ao contrário da passagem de prazo, que geralmente é observada no mercado. Assim todos trabalham com mais estímulo para fazer a empresa valer mais e alcançar uma fatia maior.

Alguns proprietários de empresas se tornaram defensores do stock options, ou plano de Opção de Compra de Ações. Ou seja, oferecem um percentual de propriedade aos colaboradores-chave, ativado após a venda da empresa. Considere qual é o seu plano de cinco anos para a empresa e implemente-o de acordo com isso.

Recrutamento e seleção de profissionais em níveis sênior e pleno.

Centro Empresarial Torres de Lisboa
Rua Tomas da Fonseca, Torre G
1600-209, Lisboa

Receba nossa newsletter